quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

O que é o Scapbooking?

"Scrapbooking surgiu como um hobby há mais de 100 anos e está cada vez mais presente nos dias de hoje, sendo um método seguro para armazenamento de fotos e guardar nossas lembranças.

De um modo geral Scrapbook ou scrapbooking é a arte de decorar álbuns fotográficos. Porém pode–se usar esta técnica também para fazer convites de aniversários, casamentos, chá de panela..., agendas, marcadores de livro, lembrancinhas e tudo que sua imaginação permitir. O Scrapbooking se divide em duas partes: o artesanal e o digital.

Conhecido também como álbum de memórias ou de retalhos.

O termo “scrapbook” vem de papéis coloridos brilhantes que eram chamados de “scrap” sendo originalmente os recheios dos primeiros álbuns. A arte de Scrapbook teve início há muitos séculos, através de diários, jornais e livros, na Alemanha passando então para Inglaterra. No século XVII havia um tipo de “álbum” chamado de Commonplace Books, onde as pessoas escreviam poemas e anotações; estes diários eram feitos à mão. Outro tipo interessante era o “álbum dos amigos”, nesse “álbum” havia pensamentos e recordações, sendo costume na época colecionar cabelos dos amigos como lembrança. Nos Estados Unidos, a arte do Scrapbook chegou há mais de cem anos, desenvolvendo-se principalmente na América do Norte, em regiões como Salt Lake City em Utah, onde se concentram muitas famílias da religião Mórmon.

Hoje em dia a diferença básica entre os primeiros álbuns de scrapbook e os de hoje são as fotos. Por volta de 1880 quando a primeira câmera foi inventada, as fotos de família foram aparecer nos álbuns. Países como Inglaterra, Austrália, mas principalmente nos EUA, scrapbooking é uma arte expressiva que mostra fotos e recordações de uma forma segura e criativa em álbuns.

Os materiais mais utilizados são: papéis acid free, cola acid free, fotos, canetas acid free, linhas, botões, ilhóses,tinta acrílica e tudo o que possa conferir mais beleza e harmonia, guardando assim o momento registrado nas fotos, sem o risco de desbotar, manchar ou se descolar com o tempo."

in Wikipédia

Sem comentários:

Enviar um comentário